Corpo Humano - Real e FascinanteComo já havia dito no
post anterior, não tive lá grandes oportunidades culturais na minha primeira ida à São Paulo, mas mesmo assim, deixa eu falar sobre o que fiz.
Minha irmã mais velha, que pretende ser médica, estava louca para ver a exposição "Corpo Humano - Real e Fascinante", e eu, cheia de segundas intenções [já já explico], a acompanhei.
Não sei bem o que dizer sobre a exposição. O que esperar de uma exposição de corpos e
órgãos dissecados? sinceramente não sei... e foi assim, sem nenhuma expectativa, que entrei para ver o que relatarei aqui.
Na verdade, a exposição é dividida em diversos
setores, com ossos,
órgãos isolados, musculatura, sistema nervoso, circular, reprodutor, respiratório.... mas o que faz mesmo as pessoas pararem para observar e admirar, sem dúvida, são os corpos, ou como poderia dizer, as "máquinas completas". Não posso deixar de dizer que é de fato fascinante ver o corpo humano tão exposto, vasculhado!
"Numa concepção diferenciada e inédita, a mostra "Corpo Humano: Real e Fascinante" é uma oportunidade única para o público em geral explorar os mistérios de sua própria existência. Por isso, recorre a 16 corpos e 225 órgãos verdadeiros para revelar - em todos os seus aspectos - o funcionamento do corpo humano e seus sistemas. Desenvolvida em caráter prioritariamente educativo, sob direção médica do norte-americano Dr. Roy Glover, "Corpo Humano: Real e Fascinante" apresenta corpos e órgãos de indivíduos acometidos de morte natural, que optaram por participar de um programa de doação de seus próprios corpos em benefício da ciência e da educação, realizado pela República Popular da China. A iniciativa fornece material anatômico para comunidades médicas e científicas, para fins educacionais e de pesquisa, não só em solo chinês - onde estão os maiores especialistas na dissecação de corpos - como também no exterior. " ... leia mais.
Devo admitir que em nenhum momento fiquei pensando nos aspectos fisiológicos, por mais que a amostra seja interessante nesse aspecto. O que me veio na cabeça foi simplesmente o fato de estar diante de corpos que tiveram vida um dia...que provavelmente amaram, tiveram grandes emoções, riram e choram... sei lá! achei meio estanho. Fiquei imaginando como tinham morrido e porque, voluntariamente, resolveram participar de um
projeto do tipo [imagino eu que seja uma maneira de ficarem eternamente vivos - ou quem sabe, apenas a vontade de contribuir para a ciência, cedendo algo que de fato, não teria mais nenhuma serventia].
Infelizmente, é proibido filmagens e fotos [quer dizer, proibido para mim, simples mortal, porque quase todas as emissoras fizeram matérias no local]. Mas bem, como não sigo as normas o tempo todo todo, consegui tirar uma foto:

para a minha felicidade, tem uma galera que faz um bom uso da net, e jogaram alguns vídeos no YouTube. veja aqui [inclusive nosso amiguinho aí de cima aparece].
mas bem...deixemos isso de lado,e deixa eu falar do que realmente me interessa..
Leonardo Da Vinci - A Exibição De Um Gênio
Como já disse, fui ver a exposição que relatei acima com segundas intenções, e este é o motivo: a exposição que estava acontecendo sobre Leonardo Da Vinci, também no parque do Ibirapuera. Não podia estar tão perto, e deixar de conhecer um pouco melhor a vida e obra do possível homem mais diversificado que existiu. Leonardo Da Vinci foi pintor, escultor, cientista, arquiteto, engenheiro, inventor... e o que é mais incrível é que foi bastante sucedido em todos os caminhos que percorreu.
A amostra trata justamente da obra deste grande homem, com enfâse nas realizações mais famosas, como "Monalisa", "O Homem Vitruviano" e "A Última Ceia".
a coisa mais interessante é poder interagir com boa parte das invenções expostas, mas quer saber o que mais me marcou? foi uma frase em uma parede...vejam só:

a imagem ficou péssima [foto clandestina :P], mas o que está escrito é o seguinte:
"Assim como o dia bem empregado traz um bom sono, também uma vida bem aproveitada traz uma boa morte" - Leonardo Da Vinci
fez eu lembrar muito de uma certa pessoa...e desejar ainda mais intensamente poder compartilhar aquele momento com ela ;)
Acredito muito que se determina a qualidade de uma vida, analisando o bom ou mal uso que fazemos dela, além é claro dos momentos que aproveitamos [fiquei muito feliz em ler uma frase que fizesse referência a isso].
Bem..de qualquer sorte, fica aí a dica registrada. Acredito que as exposições já não estão mais no Brasil, então quem viu, viu...quem não viu, talvez até uma próxima oportunidade :))
Fui!