sábado, 3 de novembro de 2007

Intolerância

O que faz as pessoas se acharem donas da verdade? até onde vale o que aprendemos com os nossos pais? a verdade é que se formos analisar bem, nosso pais, por instinto, nos ensinam a ser medrosos - a não encarar a vida de frente pelos os próprios medos deles; Nos ensinam que o que é bom pra vivermos "bem" é estudar, se formar, ter uma profissão - e ganhar dinheiro com ela, casar quem sabe e "constituir família". Quem conhece algum pai que aconselha o seu filho a se apaixonar? mas a se apaixonar perdidamente mesmo? a viver um amor tão forte que consiga tirar seu fôlego e te mudar de rumo? Ninguém conhece... e sabe por quê? por que o que os pais querem para os seus filhoes é a "felicidade" de uma vida segura... tranqüila... e previsível!

Porém há os "rebelados", pessoas que entendem que isso não basta pra todo mundo. Há aqueles que precisam de amor, de romance e aventura pra viver - e tudo mais não importa; Há aqueles que não querem aceitar os medos que lhes são impostos , porque simplesmente entende que NÃO EXISTE UMA FÓRMULA PRA SER FELIZ!
Há sempre o que é certo ou errado a se fazer e consequentemente o julgamento das condutas. Por quê tenho que viver de acordo com o que acham ser melhor? por que não posso ter o direito de arriscar e tentar encontrar o que é melhor PRA MIM?

talvez eu tenha comentido muitos erros, mas quando pela primeira vez sinto que estou acertando, por me permitir viver o que meu coração manda, é justamente agora que tenho todo mundo dizendo que estou errada.
viver requer coragem... coragem de fazer escolhas [e assumi-las], de saber lá no fundo o que é melhor pra você; coragem de "pagar pra ver"; de mesmo sem garantias, apostar que as coisas podem dar certo porque sabemos que se trairmos nós mesmos nada resta.

Me falam sobre um mundo de "Faz de conta", de "walt Disney"... e dizem que é nesse mundo que eu vivo; me falam para eu pôr os pés no chão; "que negociozinho de amor o quê?", mas penso o que é pior: acreditar demais ou não acreditar em nada?
Não quero encarar as coisas de forma tão fria. Não quero ser reflexo das decepções de outras pessoas, e se possível for, quero andar nas nuvens mesmo! e se é pra escolher, escolho a imprevisibilidade, a incerteza do amanhã!
Porra!! será que é pedir demais deixar eu viver a MINHA VIDA?!

de fato não tem sido dias fáceis e me sinto fraca... é difícil brigar quando só você acha possível. Quando as outras pessoas dizem "mas é assim que acontece"; Quando pessoas que você ama te dizem: "preocupada com você? eu quero mais é que você se fôda, porque o que começa errado acaba errado" :( e por tudo isso eu desabafo.. desabafo pra falar que não sei de nada, não tenho certeza de nada, mas não entendo por que tanto empenho em tirar a "ilusão" de que é possível de mim... Será que os sonhos alheios incomodam tanto assim? não sei... mas estou lutando agora pra não ser vencida. Não me deixar amargurar, por quê não posso e não quero pagar um preço tão alto por me apaixonar.

Quero um dia olhar pra trás e ver os meus próprios caminhos e não as escolhas dos outros. Talvez agora não dê certo, talvez esteja mesmo errada e as coisas não são bem como penso, mas ainda assim não quero permitir que roubem a minha fé. só acreditando eu posso viver. Só faz sentido pra mim se for assim.



OBS: Gleidson, obrigada pela pronta defesa ontem.. você além de ser um amigo incrível, é também um morador do meu mundinho ;)

2 comentários:

Unknown disse...

Desculpa pelo longo tempo sem comentar [não o faço por obrigação, viu? Gosto de comentar os teus posts, por achá-los, normalmente, muito interessantes, ainda mais quando refletem a tua opinião ou tua forma de enxergar a vida]

Serei pontual.

Não sei o que faz as pessoas se sentirem as donas da verdade [cabe a pergunta: verdade pra quem??]. Penso que travar diálogos com elas são por vezes custosos, ainda mais quando não te dão a oportunidade de expor o que acredita.

Acredito que valha a pena compartilhar experiências [e neste aspecto acho que conversar com alguém que tenha uma vida bem vivida será altamente interessante]. Tendemos a ser medrosos e a passar isto àqueles a quem amamos sob a alegação de cuidarmos deles - é o que ocorre com os pais [e o fazem por amor e pelo sentido de proteção], mas isto não dá a eles o direito de querer tomar o completo rumo das nossas vidas [na verdade ninguém tem este direito].

Querem que sigamos alguns padrões: casa, dinheiro, estudo, profissão. [vide a música "Tudo em Dia" dos Titãs]. E não digo que seja algo ruim, mas parece que a nossa vida vai girar em torno de conquistas materiais apenas!!

A compreensão de que existe um mundo bem maior e "diferente" para cada um não é compartilhada por todos. Poucos entendem que a maioria das "verdades" são mais relativas do que o que pensam... acham que suas experiências frustradas, suas visões amargas da vida, podem lhes dar a certeza de que se fechando sofrerão menos; e pode ser que tenham razão, mas outra coisa presume-se disto também: serão menos felizes agindo assim!

Sinto-me apaixonado pela vida [claro que algumas coisas às vezes me esmorecem um pouco, tenho que admitir], mas espero nunca permitir que me façam desacreditar; mesmo que todos queiram viver a eu modo, espero manter o "estilo Nevson" e buscar, dentro das minhas limitações, ser feliz [eu devo isto a mim mesmo, nesta minha curta existência].

Lembra de uma frase: "torne a sua realidade em sonho"?? Qual o problema do teu "mundo de faz de conta", então?? É possível vivê-lo?? Se acreditas nisto... não importa quantos falem o contrário, vá em frente sempre!! Ainda mais quando falam que "não estão preocupados contigo e que querem que você se foda"!! É possível levar em consideração o que alguém que diz isto te fala?

Você tem todo o direito de lutar! De, entendendo o que é melhor pra você, buscar a felicidade com ardor!! Na verdade não entenda como um direito, pois é, antes, uma obrigação! Você é a maior responsável pela tua felicidade e por mais que as outras pessoas te amem, elas, sozinhas, não poderão te fazer feliz se você não fizer a tua parte!!

Não se deixe abater... não desista! Deseje olhar para trás e ver as tuas escolhas, sim! Será maravilhoso o gosto de cada vitória tua! Os que te amam devem estar ao teu lado para te amparar nas quedas e não para jogar pedras, mesmo com a possibilidade de erros!

Só acredita que os erros podem acontecer, mas que você ama a vida de tal modo que nenhum erro vai te tirar do caminho que você quer: SER MUITO FELIZ

Estarei sempre na torcida!

beijo.

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.