segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Esse post tá prometido há muuuito tempo. na verdade, este é o primeiro de uma série de posts falando sobre música, e mais especificamente sobre álbuns que pararam em minhas mãos.
No de hoje falarei apenas sobre um deles. A idéia inicial era postar dois álbuns de Pearl Jam, o "Ten" e o "Vs", porém achei melhor falar deles separadamente.

então pra começar: "Ten"



1.Once
2.Even Flow
3.Alive
4.Why Go
5.Black
6.Jeremy
7.Oceans
8.Porch
9.Garden
10.Deep
11.Release


Lançado em 1991, foi o primeiro do Pearl Jam, e desculpa aos olhos mais puritanos mas QUE CD BOM DO CARALHO!! e caraca...foi só o de estréia! :O
Ele é frenético, acelerado e explora muito bem a guitarra [aliás, Guitarra é O instrumento desse disco - principalmente nas primeiras 6 faixas] com solos irretocáveis e som afiado!!

Na verdade, considero o "ten" uma verdadeira apresentação. Ele passeia pelo bom Rock com som limpo, casado com músicas mais lentas e bastante trabalhadas, como se fosse realmente para mostrar todo o potencial da banda.

A primeira música, Once,já tem uma introdução poderosa, como se fosse pra mostrar o que nos espera!!
destaques para "Alive" [faixa com som bem comercial e show da guitarra e da bateria nos minutos finais - aliás, me parece a música mais comercial do disco, juntamente com "Black"], "Why go", "Black" [que tem um sentido muito especial pra mim - parece uma baladinha mas cresce progressiva e lentamente, com som cada vez mais forte, meio desesperado], "Jeremy", "oceans", "Garden" [outra que usa do artifício de acelerar próximo do fim] "Deep" e "Release" [desculpa galera...foi quase todas as faixas :p].

engraçado que este foi um dos poucos discos que preferi ouvir sem fone, porque de fato precisa ser escutado em altíssimo volume!! dá um negócio dentro da gente... um energia maravilhosa! é difícil explicar [:(], mas uma palavra pra tentar defini-lo é: AGRESSIVO!!

muito boa pedida!!





nota: 8,5

3 comentários:

Unknown disse...

Bem... fico feliz que este CD tenha parado em tuas mãos! ;)

Ótimo que você tenha gostado tanto dele. Os comentários acerca do álbum foram muito bem feitos, de quem apreciou, de fato, cada faixa para poder comentar; e mais ainda: de quem viajou em boa parte delas!

Este é um dos melhores álbuns da década de 90 [aliás o Pearl Jam é responsável por dois dos grandes álbuns da referido período]. Sem dúvida um dos melhores, se não o melhor álbum de estréia que já ouvi!

Lembro de como este CD foi impactante para uma turma que curtia muito ouvir músicas juntos!

Sem muito a acrescentar, só tenho a dizer que o que poderia diferir do quanto você disse seria em relação à nota: para mim pode-se cravar um 10 para Vedder e seus asseclas tranqüilamente! Mas sei que, por ter vivido o furor dos inícios dos anos 90 e do estilo grunge, tenho uma ligação maior ao álbum [seria isto uma desculpa para alguém que não viveu aquele período não dar um 10?? :P].

De qualquer sorte, espero os próximos comentários pelo próximo CD do PJ e da sua queridinha Live! :)

beijo

Mabel Fernandes disse...

Bem, só uma satisfação: não cravei o 10, quer dizer, não cravei nem o 9,0 porque não acho que o "Ten" seja melhor que o "Throwing Copper", da minha queridinha [como você mesmo disse] Live!

valeu pelo comentário.

beijo.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the SBTVD, I hope you enjoy. The address is http://sbtvd.blogspot.com. A hug.http://sbtvd.blogspot.com/