quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

finalmente lido - Operação Cavalo de Tróia


Por volta de 7 meses um certo livro rodava na minha prateleira. Indicado e emprestado por meu dentista [e reforçado posteriormente por uma pessoa que respeito muito ;)] comecei a ler "OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA" de J.J Benítez, meio entediada, devo confessar. Não sou lá muito fã de religião, e tudo que está vinculado a religião ou figuras/passagens bíblicas mas aqui pra nós: o livro é muito bom!!

Basicamente trata de uma experiência de volta ao passado, por dois cientistas [o principal personagem chama-se Jasão] no tempo de cristo, onde testemunha e participa dos últimos dias jesus Cristo na Terra, desde sua entrada em Jerusalém até sua prisão, julgamento, crucificação e ressurreição.

Há passagens muito marcantes, como os diálogos de Jãsão com Jesus, onde fica claro a mensagem de amor e paz que o Nazareno quis deixar.

Sempre achei que Cristo foi um homem iluminado...e só! como grandes líderes que passaram pela história, como Gandhi, que pregavam o amor ao invés da guerra.
para os desavisados: o trecho relativamente inicial, onde se explica os preparativos e tecnologias para a viagem é deveras chato! mas vale a pena ler até passar essa parte para adentrar numa história de 2008 anos atrás.

Não estou aqui dizendo que o livro é verdadeiro. Pra mim é uma história de ficção, porém não tem como não dizer: muito bem escrita!
O texto é cheio de detalhes, minúncias, e notas de roda-pé, que devo confessar que não li todas [algumas tomavam páginas inteiras!].
recomendadíssimo!!

Um comentário:

Unknown disse...

Como te falei: é o primeiro grande livro que li até o fim!

Gosto da narrativa feita por Benitez [como que relatando um suposto dossiê recebido de um dos astronautas que participaram da missão].
Um Jasão ateu tem contato com Jesus e nos mostra quão fascinante, segundo o relato, é aquele personagem.
Pouco sei sobre Jesus, além do que já li na mitológica Bíblia, que nos traz um homem divino, extraordinário. Pode ter sido alguém altamente carismático, "iluminado", de fato, mas o que importa é o personagem mostrado por Benitez, que nada contraria a figura sobrenatural da Bíblia, demonstrando compreensão com os anseios e dúvidas dos homens, conforme é possível notar nos dialógos com Jasão [um dos pontos altos do livro é justamente um desses diálogos].

Concordo que é um grande livro e corroboro que o trecho inicial é um tanto quanto difícil de ser digerido, ainda mais por quem não tem condições de negar cientificamente as impossibilidade de tal viagem [já que ele dá uma idéia de como seria possível isto, através da "leitura" do dossiê]

Livro altamente recomendado!

Beijo e parabéns pelo ótimo comentário.