quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Finalmente lido (parte 2) - Assassinatos na academia Brasileira de letras


pois é! resolvi usar essas merecidas férias para expiar meus pecados: pôr as leituras atrasadas em dia!
"Assassinatos na academia brasileira de letras" - de Jô Soares, já aniversariou na minha mão. Mas vamos ao que interessa: minhas impressões [tô me achando].




Não vou enganar ninguém: Achei o livro extremamente fraco. A sorte de Jô comigo é que, como todo livro policial, li até o final, mas não porque me senti presa a história; Achei um livro deveras pedante, onde me parecia que o autor não estava interessado em contar uma história, mas sim em derramar - e sim, derramar numa sequência e constância insuportável - seus conhecimentos de homem "culto, viajado, estudado e blá blá blá" com comentários nem um pouco relevantes para história, expressões francesas sem necessidade - para logo depois serem traduzidas - e diálogos mal elaborados.

Pra piorar, as três cenas de sexo que acontecem protagonizadas pelo personagem principal, o policial Machado Machado, primeiro com a Fracesa Margot, depois com a embaixatriz e por último com o seu verdadeiro par romântico, Galatea, são absolutamnete fora de contexto, e na última, com um próposito claro: introduzir a personagem na trama de forma, a meu ver, equivocada.

Meu veredito: totalmente dispensável!

Um comentário:

Unknown disse...

É, parace que só eu não achei o livro tão ruim assim.

Concordo com o preciosismo desnecessário e descabido de Jô, como se fosse uma literatura para um público seleto[até parece que a sua obra dá para tanto], mas não achei a história mediana.

Bem, parece que só eu não "baixei o pau" no livro até agora!

Ainda bem que li antes do teu comentário, pois senão ficaria desencorajado!

Beijo