sexta-feira, 22 de julho de 2011

Filmes clássicos: Tubarão (1975)

Como sou uma aficcionada por cinema, resolvi assistir clássicos da telona [beeeeeem aos pouquinhos] para além de me manter por dentro, poder expressar a minha opnião. Antes que caiam de pedras em cima de mim, esclareço que levarei em conta APENAS a minha impressão sobre o filme, e não o que significou para a história do cinema.

Partindo dessa premissa, falarei de Tubarão, de 1975, que tive oportunidade de assistir ontem.


Tubarão fala sobre o ataque de um enorme animal desse gênero em uma praia extremamente movimentada, levando pescadores locais a unirem-se para acabar com ele. Partindo dessa idéia, do ataque do tubarão aos banhistas, haja "tan-tan-tan-tan-tan" - uma das trilhas sonoras mais famosas do mundo, o que torna justo os dois Oscars recebidos, o de melhor Som e melhor Trilha Sonora.

O grande problema de Tubarão , ao meu ver, é o rompimento drástico entre a primeira e a segunda parte da película, que praticamente o transforma em dois filmes diferentes. Se a primeira parte se passa quase que exclusivamente nas praias de Amity, a segunda se limita a caça do animal por Brody, delegado da cidade, Quint, um caçador de tubarões e Hooper, estudioso especialista no animal, deixando de lado todos os demais personagens vistos até ali.

De ponto positivo, é claro, a verossimilhança do Tubarão com um animal de verdade, o que fica ainda mais impressionante considerando os 36 anos do lançamento. Pena que ele só aparece mesmo nos momentos finais - o que se justifica pela manutenção do suspense - mas deixa um gosto de "quero mais" ainda mais se tratando de um Tubarão do mal e vingativo [??????], que está ali para caçar e não ser caçado.


Nota: 7,5


Nenhum comentário: