domingo, 1 de julho de 2007

passeio cultural [Sampa - parte II]

Corpo Humano - Real e Fascinante


Como já havia dito no post anterior, não tive lá grandes oportunidades culturais na minha primeira ida à São Paulo, mas mesmo assim, deixa eu falar sobre o que fiz.
Minha irmã mais velha, que pretende ser médica, estava louca para ver a exposição "Corpo Humano - Real e Fascinante", e eu, cheia de segundas intenções [já já explico], a acompanhei.
Não sei bem o que dizer sobre a exposição. O que esperar de uma exposição de corpos e órgãos dissecados? sinceramente não sei... e foi assim, sem nenhuma expectativa, que entrei para ver o que relatarei aqui.

Na verdade, a exposição é dividida em diversos setores, com ossos, órgãos isolados, musculatura, sistema nervoso, circular, reprodutor, respiratório.... mas o que faz mesmo as pessoas pararem para observar e admirar, sem dúvida, são os corpos, ou como poderia dizer, as "máquinas completas". Não posso deixar de dizer que é de fato fascinante ver o corpo humano tão exposto, vasculhado!

"Numa concepção diferenciada e inédita, a mostra "Corpo Humano: Real e Fascinante" é uma oportunidade única para o público em geral explorar os mistérios de sua própria existência. Por isso, recorre a 16 corpos e 225 órgãos verdadeiros para revelar - em todos os seus aspectos - o funcionamento do corpo humano e seus sistemas.

Desenvolvida em caráter prioritariamente educativo, sob direção médica do norte-americano Dr. Roy Glover, "Corpo Humano: Real e Fascinante" apresenta corpos e órgãos de indivíduos acometidos de morte natural, que optaram por participar de um programa de doação de seus próprios corpos em benefício da ciência e da educação, realizado pela República Popular da China. A iniciativa fornece material anatômico para comunidades médicas e científicas, para fins educacionais e de pesquisa, não só em solo chinês - onde estão os maiores especialistas na dissecação de corpos - como também no exterior. " ... leia mais.

Devo admitir que em nenhum momento fiquei pensando nos aspectos fisiológicos, por mais que a amostra seja interessante nesse aspecto. O que me veio na cabeça foi simplesmente o fato de estar diante de corpos que tiveram vida um dia...que provavelmente amaram, tiveram grandes emoções, riram e choram... sei lá! achei meio estanho. Fiquei imaginando como tinham morrido e porque, voluntariamente, resolveram participar de um projeto do tipo [imagino eu que seja uma maneira de ficarem eternamente vivos - ou quem sabe, apenas a vontade de contribuir para a ciência, cedendo algo que de fato, não teria mais nenhuma serventia].


Infelizmente, é proibido filmagens e fotos [quer dizer, proibido para mim, simples mortal, porque quase todas as emissoras fizeram matérias no local]. Mas bem, como não sigo as normas o tempo todo todo, consegui tirar uma foto:





para a minha felicidade, tem uma galera que faz um bom uso da net, e jogaram alguns vídeos no YouTube. veja aqui [inclusive nosso amiguinho aí de cima aparece].


mas bem...deixemos isso de lado,e deixa eu falar do que realmente me interessa..



Leonardo Da Vinci - A Exibição De Um Gênio


Como já disse, fui ver a exposição que relatei acima com segundas intenções, e este é o motivo: a exposição que estava acontecendo sobre Leonardo Da Vinci, também no parque do Ibirapuera. Não podia estar tão perto, e deixar de conhecer um pouco melhor a vida e obra do possível homem mais diversificado que existiu. Leonardo Da Vinci foi pintor, escultor, cientista, arquiteto, engenheiro, inventor... e o que é mais incrível é que foi bastante sucedido em todos os caminhos que percorreu.
A amostra trata justamente da obra deste grande homem, com enfâse nas realizações mais famosas, como "Monalisa", "O Homem Vitruviano" e "A Última Ceia".


a coisa mais interessante é poder interagir com boa parte das invenções expostas, mas quer saber o que mais me marcou? foi uma frase em uma parede...vejam só:



a imagem ficou péssima [foto clandestina :P], mas o que está escrito é o seguinte:

"Assim como o dia bem empregado traz um bom sono, também uma vida bem aproveitada traz uma boa morte" - Leonardo Da Vinci

fez eu lembrar muito de uma certa pessoa...e desejar ainda mais intensamente poder compartilhar aquele momento com ela ;)
Acredito muito que se determina a qualidade de uma vida, analisando o bom ou mal uso que fazemos dela, além é claro dos momentos que aproveitamos [fiquei muito feliz em ler uma frase que fizesse referência a isso].

Bem..de qualquer sorte, fica aí a dica registrada. Acredito que as exposições já não estão mais no Brasil, então quem viu, viu...quem não viu, talvez até uma próxima oportunidade :))

Fui!

2 comentários:

Unknown disse...

Bem, creio que você abstraiu da exposição "Corpo Humano..." o que talvez mais me fascinasse também, que seria divagar sobre os corpos ali expostos. Lógico que apreciaria as estruturas ali mostradas, mas sem dúvida não deixaria de pensar acerca das vivências daqueles corpos que ali estavam.

Ah! E parabéns pelas fotos [que bom que nem sempre segue todas as regras ;)].

Quanto à exposição do incrivel ser humano que foi Da Vinci, achei legal que tenha lido algo que, de pronto, te remeteu ao teu jeito de viver [algo que adoro em você]; penso que você põe em prática aquilo que Da Vinci ali sentenciou!

Além do aspecto cultural e de conhecimento que você pôde vivenciar isto tudo serviu também para reforçar ainda mais o desejo de aproveitar bem a vida.

Ah! Aposto que a pessoa de quem você lembrou adoraria estar contigo por lá! ;)

beijo grande!

Mabel Fernandes disse...

hum...parabéns pelas fotos? não imagina o cotorcionismo para tirá-las! [percebe-se pela qualidade né]

foi incrível que fiz associação imediata com o que encaro ser a forma ideal de enxergar a vida,e acho que tudo que possa reforçar isso [uma frase que seja] é muito válido!

valeu pela visita viu?


beijo.